MÚSICA
João Mateus
joaorosariomateus@gmail.com
Ensemble Music'Alta - música de altos menistreis
João Mateus - charamela, bombarda tenor, baixão e direcção
Joaquim António Silva – bombarda alto, gaita-de-foles, alaúde
Hélder Rodrigues - sacabuxa tenor e sacabuxa baixo
Paulo Cordeiro - sacabuxa tenor
João Barroso - traverso, tambor, pandeiro e darabuca
O grupo Music'Alta nasce da necessidade de reconstruir, de redescobrir e de fazer reviver a música "Alta" praticada pelos "Altos Menistreis" dos séculos XV e XVI. Os "Menistreis" eram músicos instrumentistas que trabalhavam para o rei, nobre, igreja ou poder municipal, de uma forma mais ou menos permanente. Estes músicos que nos aparecem em Portugal, com as diferentes designações de menistres” ou “menistréis”, eram muitas vezes multi-instrumentistas que formavam conjuntos relativamente autónomos. Existiam os menistreis baixos, que tocavam instrumentos de sonoridade mais fraca, e os menistreis altos, que tocavam instrumentos de sopro com forte sonoridade tais como trombetas, cornetas, charamelas e sacabuxas.
As ocasiões especiais de festa pública, nomeadamente entradas reais, cortejos, banquetes, procissões, bailes ou outras grandes festividades, celebradas quer em praças, ruas principais, quer em palácios e igrejas, eram marcadas com “Alta Música” tocada com grande aparato e “estrondo” de forte impacto sonoro. A designação de "Musica Alta" aparece-nos referida por Johanes Tinctoris (1436-1511) músico flamengo vivendo em Nápoles no final do século XV: “Os tocadores de charamela tocam em instrumentos de diversos tamanhos, alguns mais agudos para as vozes superiores e outros mais graves - geralmente chamadas bombardas - para as vozes do meio e inferiores. Por vezes são acompanhados por músicos de sopro com instrumentos de metal, que tocavam um tipo de trombeta chamada em (...) França saque-boute [sacabuxa]. Quando todos estes instrumentos tocavam em conjunto eram chamados a “ALTA”.
Que repertório seria tocado por estes agrupamentos? As fontes documentais originais não nos revelam em detalhe que música seria tocada nessas ocasiões, no entanto poderemos afirmar que para além de peças estritamente instrumentais, certamente estes grupos proporiam interpretações instrumentais de canções em voga da época, assim como de peças de música vocal de natureza religiosa.